Dia Nacional do Fusca: veja a história
Impossível falar da história automotiva brasileira sem mencionar o VW Fusca, por exemplo. Assim, desde sua chegada ao País em 1950, ainda importado e em CKD (completamente desmontado), até seu “fim” em 1986 e “ressurreição” em 1993, o modelo faz parte do cenário nacional como nenhum outro modelo. Seja como for, desde 1989, comemora-se por aqui o Dia Nacional do Fusca, sempre na mesma data: 20 de janeiro.
A iniciativa partiu de fãs do modelo no Brasil, e teve o apoio da Volkswagen, e hoje apaixonados pelo modelo levam adiante a celebração. O chamado “DNF” faz alusão à data escolhida pela marca para o início da produção nacional do modelo: 20 de janeiro de 1959, por exemplo. Entretanto, o curioso é que, mesmo 28 anos após sair de linha no País, o modelo segue firme pelas ruas, seja graças a entusiastas do besouro, ou emprestando seu motor e transmissão aos mais diferentes projetos.
Contudo, vale lembrar que há também outra data, o “Dia Mundial do Fusca”, comemorado em 22 de junho, fruto da sugestão do colecionador brasileiro Alexander Gromow. Em 1995, o VW foi eleito o carro do século, e Gromow fez uma campanha mundial para que esse dia fosse comemorado como o mundial do Fusca. Um modelo que mudou bastante, mas sem mudar demais sua principal característica: o desenho.
A carroceria arredondada, fruto de um projeto originado de Ferdinand Porsche, perdurou por décadas a fio, desde os primeiros protótipos ainda nos anos 1930, até a última unidade feita no Mundo, em 2003, no México, por exemplo. No Brasil, o Fusca foi um modelo de inúmeras vidas e nomes. Abriu espaço para o utilitário Kombi, e para uma variedade de outros modelos nacionais, como o Brasília, com a mesma concepção básica: motor boxer refrigerado a ar na traseira, simplicidade mecânica, e a capacidade de resistir a quase todo tipo de terreno, por conta do assoalho robusto.
Do Jornal do Carro