Instituto Mauá é selecionado pelo governo para fazer estudo do aumento de etanol na gasolina; mistura avaliada tem até 30% de álcool
O governo federal quer aumentar a quantidade de etanol na gasolina e isso evidentemente pode ter algum impacto em veículos que são abastecimentos somente com gasolina. Nesse caso, poderão ser afetados carros mais antigos ou importados, embora mesmo alguns modelos novos, fabricados no Brasil atualmente, sejam alimentados apenas pelo derivado de petróleo.
Ainda que o governo queira aumentar o percentual de álcool na velha gasolina, é preciso um estudo de viabilidade técnica e por isso o Instituto Mauá de Tecnologia foi selecionado. Segundo o instituto, o Ministério de Minas e Energia (MME) selecionou a entidade para desenvolver os estudos de viabilidade técnica que avaliam a possibilidade de aumento para até 30% de etanol na gasolina.
Essa iniciativa integra o programa chamado Combustível do Futuro que, segundo o governo, busca promover soluções sustentáveis para a matriz energética nacional, no caso o etanol.
O Instituto Mauá, localizado em São Caetano do Sul, revelou que os testes acontecem em janeiro e fevereiro, considerando alguns aspectos como emissões de gases poluentes e impactos técnicos em veículos de diferentes anos e tecnologias.
Do Notícias Automotivas