Investigação da Anfavea sobre chinesas é vista como pressão, mas pode dar em nada
Especialistas da indústria avaliam movimento da entidade, que suspeita da prática de dumping por parte de marcas asiáticas
A ofensiva da Anfavea contra as marcas chinesas ganhou mais um capítulo. A entidade que reúne as montadoras “investiga” se empresas do país asiático praticam dumping. O movimento da associação é visto como uma forma de pressão, mas que pode não ser tão efetivo assim. A intenção da Anfavea em investigar – e, eventualmente, processar – as chinesas por dumping foi revelada em uma reportagem da jornalista Cleide Silva publicada no “O Estado de S. Paulo” na segunda, 27.
A entidade confirmou a informação. E disse que estudos estão sendo feitos para avaliar questões de preço e mercado, similares aos já feitos na Europa e nos EUA. “Há estudos de mercado em andamento. A Anfavea defende a livre concorrência e a prevenção de práticas que prejudiquem o mercado automotivo brasileiro, zelando pelos clientes, empregados, concessionários, fabricantes e indústria de autopeças”, afirmou o presidente da Anfavea, Marcio de Lima Leite, por meio de comunicado.
A reportagem da Automotive Business ouviu consultores automotivos para entender a estratégia da Anfavea com esses estudos. Para eles, é mais uma forma de a associação exercer pressão para a volta imediata do imposto de importação (II) “cheio” para eletrificados. “A Anfavea quer que as alíquotas de importação subam imediatamente. O estudo seria uma boa ferramenta de base para essa solicitação. O objetivo óbvio é proteger as empresas já instaladas”, avalia Cassio Pagliarini, sócio da Bright Consulting.
Além da pressão, a investigação de dumping da Anfavea sobre as chinesas também é vista com ressalvas. “A China fez a lição de casa. Sem condições de brigar com o modelo tradicional, foram para os elétricos e dominaram os processos produtivos”, compara Milad. Para o consultor, em paralelo, a indústria nacional pouco fez para avançar na eletrificação nos últimos anos.
Do Automotive Business