Scania projeta estabilidade para o mercado de caminhões em 2025

A Scania projeta estabilidade para o mercado de caminhões em 2025, com desempenho similar ao ano passado, sem expressivo crescimento, devido ao atual momento econômico com taxas de juros elevadas, que podem impactar os negócios. “Será um ano bem interessante, com baixa demanda por veículos em alguns segmentos e alta em outros”, disse Alex Nucci, diretor de vendas de soluções da Scania operações comerciais Brasil, em entrevista à Transporte Moderno.

Ao contrário de 2024, quando o mercado de caminhões iniciou o ano recompondo os volumes e com perspectiva de forte retomada, em 2025 o cenário é diferente, com leve desaquecimento vindo dos últimos três meses do ano passado devido ao aumento das taxas de juros, segundo o diretor da Scania.

Embora menor do que em 2024, o ritmo de atividades está numa normalidade, sem grandes percalços. “Até esse momento o mercado está equilibrado e menos turbulento do que 2024, mas a taxa de juros será principal vetor para entender qual será o tamanho real neste ano, pois alguns segmentos estão indo bem”, afirmou Nucci.  Ele não vê possibilidade de as questões internacionais, como as guerras e as decisões do novo presidente dos Estados Unidos, afetarem o desempenho do Brasil.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) prevê um crescimento de 1,3% para as vendas de caminhões e uma estabilidade na produção neste ano, como sinal de alerta, que está atrelado aos desafios em relação ao câmbio e à taxa de juros. No mercado de caminhões, a Scania fechou 2024 em quarto lugar, com 19.142 veículos emplacados, 53,8% superior a 2023, quando vendeu 12.443 veículos no país, e a sua participação foi de 15,67%, segundo a Anfavea. No segmento de pesados, aumentou em 49,8% as suas vendas, de 11.619 unidades em 2023 para 17.407 unidades no ano passado, e o seu market share saltou de 22% para 27,7%.

Do Transporte Moderno