Strada, Polo e Onix: trio inicia 2025 novamente à frente
SUVs dominam o ranking de vendas de janeiro com seis modelos entre os dez primeiros
O mercado brasileiro começou 2025 sem mudanças relevantes no ranking dos automóveis e comerciais leves mais vendidos. A começar pelo topo: levantamento preliminar mostra que a Fiat Strada, modelo líder de licenciamentos no País nos últimos quatro anos, foi novamente o veículo mais emplacado em janeiro.
A picape compacta encerrou o mês com cerca de 8,8 mil licenciamentos, crescimento da ordem de 10% em mercado que na média avançou 4,2% sobre janeiro de 2024. O segundo veículo mais negociado foi também o vice-líder no ano passado: o Volkswagen Polo somou 5,8 mil emplacamentos e superou por pouco, cerca de 200 unidades, o Chevrolet Onix, também o terceiro lugar em 2024.
O quarto veículo mais vendido em janeiro é também um Chevrolet. Com 5,4 mil licenciamentos, o Tracker inicia 2025 na ponta do segmento de SUVs, o maior do mercado brasileiro, responsável por 48% dos licenciamentos e que teve seis dos dez veículos mais negociados em janeiro. Tanto no ranking geral como entre os utilitários esportivos, o Volkswagen T-Cross ficou muito próximo do Tracker ao acumular 5,3 mil unidades emplacadas e bater também por estreita margem o Fiat Argo, sexto colocado com quase 5,2 mil licenciamentos.
No seleto grupo dos dez veículos mais vendidos ficaram ainda mais quatro utilitários esportivos. Nissan Kicks, Jeep Compass, Hyundai Creta e Honda HR-V compuseram, nessa ordem, do sétimo ao décimo lugar. É bom destacar que a diferença entre os modelos da Nissan, sétimo colocado — que ainda no primeiro semestre ganha uma nova geração totalmente nova — e o da Honda, décimo, foi de menos de duas centenas de unidades, um quádruplo “empate técnico” portanto.
Do AutoIndústria