Motor a combustão pode sobreviver na Europa após 2035

Faltam exatamente 10 anos para 2035 e, se tudo correr como planejado, as concessionárias europeias não terão mais carros com motores a gasolina ou a diesel para oferecer, limitando sua oferta de modelos novos apenas aos elétricos. Uma perspectiva que causou e continua causando muita discussão no Velho Continente e que talvez possa sofrer uma grande mudança.

De acordo com informações do jornal alemão Der Spiegel, a União Europeia abriu espaço para a venda de carros plug-in mesmo após 2035, permitindo, assim, a continuidade dos motores a combustão. A confirmação veio de um documento oficial publicado nos últimos dias pela Comissão Europeia, no qual se afirma que “a neutralidade tecnológica é a chave do processo”.

No documento, que reafirma o compromisso com a mobilidade e a neutralidade tecnológica dos futuros modelos disponíveis à venda no continente europeu, a Comissão cita ainda os combustíveis sintéticos, que podem ser uma alternativa viável para manter veículos com motores a combustão interna. Assim, os combustíveis sintéticos poderiam ter um futuro na era pós-2035, permitindo que os motores a combustão não sejam aposentados em 31 de dezembro de 2034.

No entanto, é preciso lembrar que, a partir de 1º de janeiro de 2025, os motores do tipo PHEV (plug-in) deverão estar em conformidade com a nova norma Euro 6e-bis, que prevê testes de homologação mais rigorosos para tornar os dados de consumo e emissões o mais próximo possível da realidade. Quanto à possibilidade de sobrevivência dessas tecnologias após 2035, será necessário aguardar as discussões entre a Comissão Europeia e os fabricantes.

Do Motor1