Nissan quer substituir a Honda por um parceiro de tecnologia
Aparentemente, a fusão não vai acontecer e já foi comunicado entre as marcas
A saga da fusão Nissan-Honda continua com um novo episódio que apresenta uma reviravolta interessante. Embora um anúncio oficial ainda não tenha sido feito, vários relatórios afirmam que o plano de formar uma nova empresa holding foi descartado. A Reuters cita pessoas familiarizadas com o assunto, afirmando que o CEO da Nissan, Makoto Uchida, já informou ao seu colega da Honda, Toshihiro Mibe, que está encerrando as negociações sobre a tão discutida fusão.
Mas isso não é tudo. A Bloomberg tem certeza de que a Nissan já está olhando para o futuro e buscando um parceiro diferente após as discussões supostamente fracassadas com a Honda. A Nissan prefere se associar a uma empresa de tecnologia sediada nos Estados Unidos. No entanto, um porta-voz da montadora japonesa se recusou a comentar o assunto, insistindo que os detalhes sobre o acordo com a Honda serão divulgados até meados do mês.
Vale lembrar que a gigante tecnológica taiwanesa Foxconn estava supostamente interessada em comprar parte da participação da Renault na Nissan. No entanto, as discussões foram interrompidas quando ficou óbvio que a Nissan preferia manter conversações com a Honda. A Bloomberg informa que a fabricante do iPhone ainda não desistiu da ideia. A Renault é a maior acionista da Nissan, com uma participação de 36%.
Oficialmente, as discussões entre a Nissan e a Honda giraram em torno de uma mega fusão, que criaria a terceira maior montadora do mundo. No entanto, vários relatórios publicados nos últimos dias pintaram um quadro diferente. A Honda supostamente quer transformar a Nissan em uma subsidiária, mas está enfrentando forte oposição dos membros da diretoria da Nissan.
Do Motor1