Com estoque de 42 mil carros, marcas chinesas intensificam promoções

Pelas últimas estimativas obtidas pela Anfavea, janeiro fechou com 42.844 veículos eletrificados chineses em estoque nos portos e pátios de distribuição no Brasil. Houve redução em relação a setembro, quando chegou a quase 80 mil, mas ainda é um número elevado frente ao volume de vendas das marcas que trouxeram esses modelos para cá para fugir da alta do Imposto de Importação de eletrificados praticada em julho do ano passado e janeiro deste ano.

Como já era previsto no varejo automotivo, as promoções para desovar estoques se intensificaram agora em fevereiro. A BYD anunciou a promoção Semana do Elétrico com taxa zero e bônus de R$ 10 mil até R$ 36 mil, dependendo do modelo. A GWM não tem campanha de âmbito nacional, mas anuncia no seu principal canal de venda, o Mercado Livre, carregador wallbox gratuíto na compra do Haval H6, além de bônus de até R$ 15 mil no usado.

Concessionárias da marca oferecem bônus de R$ 10 mil sobre a nota fiscal na compra de um 0 km, além da taxa zero com entrada de 60%. No caso da BYD, o Dolphin Mini e o GS têm taxa de 0,99%, enquanto o Dolphin Plus está sendo comercializado com taxa zero e bônus varejo de R$ 15 mil. O consultor Cássio Pagliarini, da Bright Consulting, comenta que em função dos altos estoques anunciados pela Anfavea no ano passado, esse movimento de promoções já era esperado para este início de ano.

Além das marcas chinesas, também há algumas com operações locais que estão com campanha de varejo, caso da Citroën, que tinha objetivos ambiciosos de venda que não se concretizaram, e outras, como a Nissan, que estão para lançar nova geração de alguns modelos e, por isso, investem na venda dos modelos em estoque.

Do AutoIndústria