Honda queria que Nissan abandonasse sistema híbrido e-Power
Proposta exigia que a Nissan abandonasse sistema próprio em favor do híbrido da Honda
A Honda e a Nissan cancelaram oficialmente as negociações de fusão na semana passada, menos de dois meses depois de concordarem em explorar planos para uma nova holding a ser lançada em 2026. Desde o começo o acordo foi marcado por diversos boatos e previsões que se comprovaram verdadeiras com o tempo, detalhando mais sobre os motivos do fracasso da união.
O principal motivo é que a Honda queria transformar a Nissan em uma mera subsidiária, o que irritou profundamente a equipe de Yokohama (JAP) — responsável por ícones como Skyline, GT-R e Silvia. A ideia de perder autonomia e virar uma marca de “rebadges”, como a Mitsubishi com modelos da Renault, foi considerada inaceitável.
De acordo com o The Japan News a seção em inglês do jornal japonês Yomiuri Shimbun, a Honda ousou pedir à Nissan que abandonasse seu sistema híbrido em favor do dela. Essa proposta foi recebida com forte oposição, aumentando ainda mais a distância entre as duas empresas. Embora a fusão não esteja mais acontecendo, as duas empresas continuarão a trabalhar juntas em carros eletrificados.
Apesar de suas dificuldades financeiras atuais, a Nissan vem investindo pesado no seu sistema e-Power, preparando uma terceira geração. Conforme anunciado na semana passada em apresentações de slides para um roteiro de produtos, o sistema eletrificado de próxima geração será 20% mais eficiente do que a configuração original lançada em 2016. Além disso, projeta-se que ele seja 15% mais econômico na estrada do que o sistema atual de segunda geração.
Do Motor1