Toyota lança nova célula combustível a hidrogênio

Sistema pode equipar automóveis, caminhões e até navios

A Toyota desenvolveu um novo sistema de célula de combustível a hidrogênio para uso em automóveis de passeio e veículos pesados. A novidade estará disponível a partir de 2026 nos mercados da América do Norte, Europa, China e Japão. A terceira geração do sistema de célula de hidrogênio da Toyota será apresentada em um evento realizado em Tóquio, no Japão.

A montadora investe no hidrogênio como biocombustível desde 2014, quando lançou o sedã Mirai. O modelo já vendeu aproximadamente 28 mil unidades em 30 países. No Brasil, o Mirai participa de estudos que abordam o hidrogênio como alternativa de descarbonização. O veículo, inclusive, já participou de um projeto em parceria com a Shell e a USP que utiliza etanol como fonte de energia para alimentar células combustível a hidrogênio.

A Toyota vai fornecer células combustível para outras aplicações, como em ônibus, navios e ferrovias, bem como o abastecimento de estações de recarga que vão alimentar mais de 100 clientes globalmente.

No Japão, por exemplo, a Toyota vai trabalhar com diversos parceiros, sobretudo nas prefeituras de Tóquio e Fukushima, para implementar esses sistemas nos respectivos setores comerciais para incentivar o uso do hidrogênio.

Do Automotive Business