Novo navio com carros elétricos chineses prestes a desembarcar no Brasil

Cerca de mil unidades de veículos da Omoda & Jaecoo já saíram do país asiático

Mais uma marca da China para tirar o sono da Anfavea. Um navio com cerca de 1 mil unidades de carros elétricos e híbridos chineses da Omoda & Jaecoo embarcadas no país asiático deve chegar ao Brasil em abril. O lote de carros chineses inclui o elétrico Omoda 5 (OE5) e o híbrido plug-in Jaecoo 7 (J7), e foi embarcado pelos portos de Xangai e Tianjin. No Brasil, vão desembarcar pelo Porto de Vitória, no Espírito Santo.

Na última semana de fevereiro, um navio com 5 mil carros chineses da BYD atracou no Brasil e provocou reação imediata da Anfavea. Desde 2024, a associação que representa as montadoras cobra a volta da alíquota integral para modelos eletrificados, critica o estoque de carros chineses e até iniciou uma investigação sobre possível dumping por parte das empresas.

No começo de março, o Sindipeças, sindicato que reúne as fabricantes de autopeças, endossou o lobby da Anfavea. Em contrapartida, a Abeifa, organização que representa as importadoras, rechaçou a volta dos 35% de imposto de importação (II).

Enquanto isso, a Omoda & Jaecoo prepara o começo das vendas no Brasil. As marcas chinesas, que fazem parte do grupo Chery, planejam iniciar as operações com 50 concessionárias em 17 estados do país.

Do Automotive Business