Licenciamentos de SUVs crescem o triplo da média do mercado

Segmento respondeu por 56% das vendas de automóveis de passeio no primeiro bimestre

O Brasil consumiu 8,1% mais automóveis de passeio no primeiro bimestre. Porém, os utilitários esportivos, segmento responsável por praticamente metade dos licenciamentos de 2024, seguem em ritmo muito, mas acentuado e representaram quase 56% do total negociado no período. Se nos dois primeiros meses do ano passado foram vendidos 113,3 mil SUVs no mercado interno, em 2025 já são 144,1 mil, crescimento de 27,3%, três vezes mais do que a média dos automóveis de passeio, segundo a Fenabrave.

Dos dez utilitários esportivos mais vendidos, oito registraram crescimento na comparação anual. As exceções foram o Nissan Kicks e o Volkswagen Nivus. O compacto da Nissan acumulou 7.675 emplacamentos, 4% menos, enquanto o representante da Volkswagen teve desempenho ainda pior: das 6.788 unidades negociadas em 2024, chegou a apenas 5.873 na soma dos dois últimos meses, queda de 14%. Com esse resultado, foi o único a sair do ranking dos dez SUVs mais negociados.

Sétimo colocado há um ano, caiu para a 11ª posição, atrás do Fiat Pulse (6.902) e, por bem pouco — somente seis unidades — não foi ultrapassado também pelo BYD Song, que acumulou 5.867 emplacamentos. O importado híbrido chinês, aliás, é um dos utilitários esportivos que mais crescem em vendas em 2025.  Na comparação com o primeiro bimestre do ano passado, somou 71% a mais.

Entre os modelos mais negociados, poucos tiveram índices de crescimento acima da média do segmento e, portanto, ganharam penetração. É o caso do líder T-Cross, com 11.867 licenciamentos, 60% a mais do que há um ano, quando aparecia somente na 5ª posição. Outro é o Honda HR-V, agora o 4º colocado entre as mais de cinco dezenas de SUVs nacionais e importados oferecidos. As 9.065 unidades negociadas em janeiro e fevereiro, representam avanço de 50% na mesma comparação.

Do AutoIndústria