Vendas globais de carros em 2024: Brasil lidera crescimento no Top 10

Completar o ranking global de vendas de veículos leves de 2024 não foi tarefa fácil. Usando números da JATO Dynamics e outras fontes, consegui fazer isso, incluindo 108 mercados. Embora isso represente pouco mais da metade dos 195 países oficiais existentes hoje, o volume total de vendas está muito próximo do resultado final, já que os países ausentes são mercados muito pequenos em termos de vendas de carros.

Um primeiro elemento a considerar é que, embora a cobertura usual da indústria automotiva inclua China, Estados Unidos e Europa, uma parte significativa dela ocorre em economias em desenvolvimento. De acordo com minha pesquisa, 23% das vendas globais de carros ocorreram nesses países, o equivalente a quase 20 milhões de carros. Um mercado maior que os Estados Unidos.

Os dez maiores mercados automotivos do mundo incluem China, Estados Unidos, Índia, Japão, quatro países europeus, Brasil e Canadá. O ranking de 2024 mudou pouco em relação ao de 2023, exceto a Coreia do Sul, que perdeu sua posição e ficou em 11º lugar no ranking do ano passado. Destes grandes mercados, apenas Japão e França registraram resultados negativos, enquanto Itália e Alemanha mantiveram volumes semelhantes em relação ao ano anterior. O país asiático viu seus volumes caírem 8%, perdendo a histórica terceira posição para a Índia, a nova protagonista.

O Brasil foi o mercado entre os 10 com maior crescimento anual. O volume aumentou de 2,18 milhões de unidades em 2023 para 2,48 milhões de unidades no ano passado. A melhora da situação financeira dos empréstimos para automóveis e a chegada de mais opções da China estimularam o mercado. Graças a um aumento de 14%, o Brasil ultrapassou o Reino Unido e ficou em sexto lugar.

Do Motor1 / Felipe Munoz