Volkswagen inicia a produção do Tera e movimenta 240 fornecedores

A produção do principal lançamento da Volkswagen dos últimos anos foi iniciada na quinta-feira, 13, na fábrica de Taubaté, de onde já sai o Polo, veículo de maior volume do portfólio atual da marca no Brasil. O SUV Tera, totalmente desenhado e desenvolvido pelas equipes brasileiras de engenharia e design, movimenta 240 fornecedores, com 80% de suas 1 mil 825 peças produzidas por empresas brasileiras.

Ele integra o ciclo de investimentos de R$ 16 bilhões aplicado pela Volkswagen até 2028, que inclui dezesseis lançamentos. A fábrica foi modernizada, com novidades nas áreas de estamparia, armação, pintura, montagem final e logística, e agregou 260 novos trabalhadores diretos – a Volkswagen calcula que o efeito na cadeia gerou outros 2,6 mil empregos indiretos.

Somente neste ano, de acordo com Alexander Seitz, chairman executivo da VW América do Sul, serão investidos R$ 3,2 bilhões em compras de peças e componentes para o Tera. “Este valor representa 12% do total de compras previsto para o ano, R$ 26,3 bilhões”. Quatro fornecedores estreiam na Volkswagen com o SUV, elevando para 414 o número de empresas que vendem peças para a companhia no País.

Com a chegada do Tera subiu de 280 para 345 o número de caminhões que movimentam peças todos os dias em Taubaté – são 5,4 mil itens diferentes, dentre versões do Polo e do novo modelo. R$ 13 bilhões dos R$ 16 bilhões investidos pela VW no Brasil serão aplicados nas fábricas paulistas de São Bernardo do Campo, São Carlos e Taubaté – a companhia não informou o valor destinado a cada unidade. Pesou na escolha da fábrica para produzir o Tera, segundo Ciro Possobom, presidente da VW Brasil, o fato de ela ter o menor custo de produção dentro do grupo.

Da AutoData