Infraestrutura de recarga no Brasil: como se compara aos postos?

Rede de carregamento elétrico no Brasil é suficiente para a demanda?

A infraestrutura de recarga de veículos elétricos no Brasil tem crescido rapidamente, levantando questões sobre sua eficiência em comparação com os postos de combustível tradicionais. Segundo dados apresentados por Rafael Levy, CTO da 100 Open Startups e diretor da ABRAVEI, o Brasil possui atualmente 87.986 veículos 100% elétricos e 2.430 eletropostos com carregadores rápidos, o que equivale a 35,2 veículos por carregador. Em contraste, o país conta com 124 milhões de veículos a combustão e 44.224 postos de combustível, resultando em uma média de 2.801 veículos por posto.

Sob essa métrica inicial, a rede de recarga parece estar em vantagem, sendo proporcionalmente 80 vezes mais eficiente. No entanto, uma análise mais detalhada exige ajustes considerando a quantidade de bicos e conectores, tempo de reabastecimento e o uso real dos carregadores rápidos. Segundo a pesquisa GEVA Global EV Driver Survey 2024, apenas 10% das recargas no Brasil são feitas em carregadores rápidos públicos, enquanto a média mundial é de 13%.

Isso demonstra que a maioria das recargas ocorre em casa ou no trabalho, reduzindo a necessidade de estações públicas. Com esse fator, a métrica retorna para 20,9 veículos elétricos por conector rápido contra 239 veículos a combustão por bico de combustível, indicando uma vantagem de 11 vezes para a infraestrutura elétrica. A distribuição geográfica dos eletropostos é um desafio, especialmente em regiões com baixa concentração de veículos elétricos. No entanto, a rede de recarga cresce a uma taxa de 5,72% ao mês, segundo a ABVE.

Se esse ritmo se mantiver, em quatro anos o número absoluto de eletropostos com carregadores rápidos ultrapassará o de postos de combustível. A infraestrutura de recarga rápida no Brasil, mesmo considerando ajustes, já é proporcionalmente mais eficiente que a dos postos de combustível. Apesar de desafios na distribuição geográfica e na velocidade de recarga, a tendência de crescimento indica que a mobilidade elétrica está se tornando cada vez mais viável no país.

Do InsideEVs