BYD já vende plataforma elétrica capaz de receber energia para 400 km em 5 minutos

O ainda longo tempo de carregamento, um dos maiores entraves para maior aceitação dos automóveis elétricos em diversos mercados, gradualmente vai sendo driblado pela indústria. A BYD, entretanto, apresentou na segunda-feira, 17, aquilo que interpreta como um verdadeiro salto nesse processo.

Wang Chuanfu, Presidente e CEO da maior fabricante de veículos elétricos do mundo, exibiu na China o que denominou de Super e-Plataform, capaz de alcançar 1 megawat de potência. A mais rápida solução para veículos de produção em massa, com velocidade de carregamento de 2 quilômetros por segundo. “A solução definitiva é fazer com que o carregamento seja tão rápido quanto abastecer um carro a gasolina”, enfatizou

Em 5 minutos, tempo aproximado de abastecimento de veículo a combustão, o sistema da BYD consegue fornecer energia para que um carro elétrico percorra algo ao redor de 400 km. A nova plataforma elétrica, entretanto, será incialmente oferecida somente no mercado chinês nos modelos Han L e Tang L, aqui no Brasil conhecido como Tan, já em pré-venda e com as primeiras entregas previstas para o mês que vem.

O carregamento ultrarrápido também exige estações de recarga de mais elevado padrão. A BYD desenvolveu terminal de carregamento de Megawatt ultrarrápido com resfriamento líquido, com capacidade máxima de saída de até 1.360 kW. A montadora pretende instalar mais de 4 mil dessas estações na China nos próximos anos.

Do AutoIndústria