JAC Motors investe em carro voador elétrico de empresa chinesa

Joint venture com EHang pode criar hub industrial de eVTOL na cidade de Hefei, com padronização desse tipo de veículo

A empresa chinesa de táxi aéreo EHang anunciou parceria estratégica com a JAC Motors e a Guoxian Holdings para construção da primeira fábrica de sua aeronave eVTOL. O veículo passou por teste de voo urbano não tripulado bem-sucedido na Espanha — o primeiro do tipo na Europa.

A joint venture vai integrar as cadeias de fornecimento de produção existentes em Hefei, capital de Anhui (China). A cidade foi escolhida para receber o novo complexo, que vai padronizar componentes-chave de táxi aéreo. “Esta iniciativa visa promover o desenvolvimento da economia de baixa altitude e novo ecossistema de transporte multidimensional”, diz o comunicado. O objetivo é cultivar “cluster industrial abrangente”.

Em outubro de 2023, a EHang assinou acordo de cooperação estratégica com o governo municipal de Hefei, que elevou o status da cidade como um polo de eVTOL, com a criação de dois “vertiportos” no Luogang Central Park. No ano seguinte, a empresa recebeu licença de voo para operação comercial de seus táxis aéreos não tripulados de passageiros da Administração de Aviação Civil da China (CAAC, na sigla em inglês).

A EHang diz que está colaborando com mais governos locais para as próximas operações comerciais da economia de baixa altitude, incluindo construção de infraestrutura, treinamento de pessoal e expansão da capacidade de produção.

Do Olhar Digital