Sindicato realiza primeiro módulo do curso de CIPAA em 2025 para reforçar saúde e segurança nas fábricas

Formação é dividida em três fases e aborda desde legislação vigente a temas como prevenção de acidentes, doenças ocupacionais e combate ao assédio moral esexual

Foto: Adonis Guerra

Os Metalúrgicos do ABC realizaram, nos dias 21 e 22 de março, o primeiro encontro de 2025 do curso da CIPAA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio), capacitando trabalhadores para identificar riscos e promover um ambiente de trabalho seguro e saudável nas fábricas. O curso, organizado pelos departamentos de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente, Formação e Jurídico do Sindicato, ocorreu no Centro de Formação Celso Daniel, ao lado da Sede, em São Bernardo.

“A atuação da CIPAA é essencial para garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores, contribuindo para a redução de acidentes e doenças ocupacionais, além de promover um ambiente profissional mais respeitoso e livre de assédio”, afirmou o diretor executivo do Sindicato responsável pela Saúde, Genildo Dias Pereira, o Gaúcho. “Com um papel preventivo e educativo, a Comissão fortalece a cultura de segurança nas organizações e assegura o cumprimento das normas, protegendo os trabalhadores”.

O curso, dividido em três momentos, aborda a legislação vigente, com destaque para a Norma Regulamentadora NR-5, além de temas como prevenção de acidentes, doenças ocupacionais e combate ao assédio moral e sexual. A formação conta com o apoio da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho), instituição vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego, que desenvolve políticas voltadas para a segurança e saúde do trabalhador.

No primeiro encontro, foram abordados temas como o papel do Sindicato na fábrica e na sociedade, identidade e desafios enfrentados pelos cipeiros e cipeiras tanto no chão de fábrica quanto fora. Também foram discutidos o controle sobre o trabalho e seus impactos na vida dos trabalhadores, assim como as consequências da aceleração da produção para a saúde.