Trabalhadores na SAAB aprovam acordo de PLR negociado pelo Sindicato
Valor será quitado em duas parcelas: agosto deste ano e março de 2026. Quem ficar sócio até o primeiro pagamento, não paga contribuição negocia

Trabalhadores e trabalhadoras na SAAB, em São Bernardo, aprovaram em assembleia na manhã de ontem proposta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) negociada pelo Sindicato. Foram duas reuniões até a empresa garantir acordo com correção no valor pago no ano passado, bem acima da inflação anual.
Segundo o coordenador de área Sebastião Gomes de Lima, o Tião, a PLR será paga em duas parcelas: a primeira em agosto e a segunda em março de 2026. “Com a PLR garantida, o trabalhador já pode planejar melhor o uso desse dinheiro, seja para cobrir necessidades importantes ou adquirir algo que deseja”. Também foi aprovada a contribuição negocial e, quem ficar sócio até a data do primeiro pagamento, fica isento.
Na fábrica
Com a conquista, o coordenador de São Bernardo, Jonas Brito, falou sobre a importância da organização no local de trabalho. “As fábricas onde há uma boa organização são aquelas em que conseguimos avançar nos acordos internos. É nelas que garantimos melhores condições e as PLRs mais valorizadas”.
Durante a assembleia, os dirigentes também apresentaram as pautas de luta que estão na ordem do dia dos Metalúrgicos do ABC, como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, redução da jornada de trabalho sem redução de salário, isenção total de Imposto de Renda sobre as PLRs e a queda da taxa de juros.
“O nosso Sindicato é atuante, cobra os governos municipal, estadual e federal para garantir investimentos, e a SAAB é um exemplo desta luta. Os Metalúrgicos do ABC negociaram desde 2010 a vinda da fábrica para a região, que hoje gera emprego, renda e impulsiona a economia. É esse trabalho constante que nos faz ter orgulho de ser Metalúrgicos do ABC”, disse Jonas.