No ano, participação dos carros chineses é de 8%

Campanha da BYD contribuiu para crescimento de 10,4% das vendas de eletrificados em março

Ainda dominado pelos carros chineses, mas fortalecido com o lançamento das versões híbridas dos Fiat Pulse e Fastback no final do ano passado, o segmento de modelos eletrificados segue crescendo acima do índice médio de expansão do mercado de veículos leves no País. No primeiro caso houve expansão de 10,4% em março sobre fevereiro – 17,6 mil contra 15,9 mil unidades – e, no segundo, de 6,4%, para 183,5 mil emplacamentos internamente.

De acordo com dados divulgados na terça-feira, 1, pela Bright Consulting, houve crescimento de 30,6% nas vendas de eletrificados em relação a março de 2024 (13.468 unidades), que responderam no mês passado por 9,6% do mercado total. No caso dos veículos chineses, a participação em março foi de 7,6%, um pouco abaixo da registrada em fevereiro (7,7%) e também inferior à de janeiro, que bateu recorde de 8,82%.

No comparativo interanual, contudo, verifica-se crescimento da participação dos chineses, de 6,8% para 8%. Segundo a Bright Consulting, uma campanha da BYD nos dias 21 e 22 de março, intitulada “48 Horas Eletrizantes”, com descontos expressivos nos modelos King e Song Pro, impulsionou as vendas de eletrificados, que cresceram 6,8% em relação a fevereiro.

São quatro tipos de eletrificados à venda no Brasil. São eles os híbridos leves (MHEV – Mild Hybrid), os híbridos convencionais (HEV – Full Hybrid), os híbridos plug-in (PHEV – Plug-in Hybrid) e os 100% elétricos. Nesse último caso, a participação é de 28%, com o BYD Dolphin Mini liderando as vendas, com 2.432 unidades emplacadas em março.  Os híbridos plug-in detêm 37,2% do mercado de eletrificados, também tendo em um modelo BYD (o Song Pro), o principal produto (2.028 unidades). O Fiat Fastback domina o segmento de híbridos leves, que tem participação no total de 18,7%. Por fim, os híbridos convencionais têm fatia de 16,1% e o Toyota Corolla Cross na liderança.

Do AutoIndústria