Toyota não dá conta da demanda por híbridos em vários países
Espera de até nove meses em alguns mercados revela gargalo na produção
Quem tentou comprar um Toyota híbrido recentemente em mercados como Estados Unidos, Europa ou Ásia, deve ter percebido que é quase tão difícil quanto conseguir uma audiência particular com o Papa. Enquanto no Brasil a procura por híbridos da marca cresce de forma mais moderada, em outros países a demanda explodiu—e a Toyota está tendo dificuldades para manter seus veículos eletrificados (e peças) em estoque.
De acordo com uma nova apuração da Reuters, a demanda por híbridos da Toyota disparou, resultando em longas filas de espera para novos modelos híbridos convencionais e plug-in. O problema não se restringe aos carros: fornecedores também enfrentam dificuldades para atender à necessidade crescente de peças essenciais. A situação é crítica globalmente. Na Índia, a espera pode chegar a nove meses. No Japão, os clientes aguardam até cinco meses, enquanto na Europa, o prazo ultrapassa dois meses.
Nos Estados Unidos, especialmente na Costa Oeste, encontrar um híbrido disponível em concessionárias tornou-se um desafio. O principal motivo que está causando este gargalo é o crescimento explosivo do mercado de híbridos. Nos últimos cinco anos, as vendas globais desse tipo de veículo (incluindo híbridos plug-in) triplicaram, passando de 5,7 milhões para 16,1 milhões de unidades por ano.
Esse boom é um ótimo negócio para a Toyota, mas também representa um grande desafio para atender à demanda. A montadora já foi criticada por sua estratégia “multi-caminho”, que aposta nos híbridos enquanto outras marcas aceleram a transição para os elétricos. Mas essa crise logística reforça seu argumento: os consumidores querem híbridos, e não apenas elétricos puros. Agora, a Toyota precisa garantir que consiga produzir o suficiente para atender a essa demanda.
Do InsideEVs