Plenária da FEM-CUT/SP aponta os caminhos da Campanha Salarial 2025
Atividade marcou o início da construção da Campanha Salarial 2025, com a presença de mais de 80 dirigentes sindicais de todo o estado

Os Metalúrgicos do ABC, junto aos demais sindicatos filiados à FEM-CUT/SP (Federação Estadual dos Metalúrgicos), participaram ontem da plenária estatutária realizada na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, no interior paulista. A atividade marcou o início da construção da Campanha Salarial 2025, com a presença de mais de 80 dirigentes sindicais de todo o estado.
Durante a plenária, foi aprovado o calendário de mobilização com base na experiência de 2024. Segundo o secretário-geral da FEM e membro do CSE (Comitê Sindical de Empresa) na Mercedes, Max Pinho, a construção da pauta já começou. “As propostas debatidas aqui serão encaminhadas para cada um dos 13 sindicatos filiados. A partir disso, cada entidade vai debater com sua base, realizar assembleias e, dentro do prazo, devolver as contribuições à Federação”, explicou.
O Dieese apresentou uma análise das campanhas salariais dos últimos anos e um panorama dos principais desafios econômicos de 2025, destacando a inflação, os juros altos, o crescimento industrial e os impactos do cenário internacional. “O avanço do trumpismo no mundo afeta diretamente a política externa e pode ter reflexos nas relações comerciais do Brasil”, destacou o estudo.
Slogan e eixos

Diante desse cenário, a categoria aprovou o slogan da campanha ‘Construindo o nosso futuro com melhores condições de trabalho e de vida’, e definiu os eixos centrais que vão orientar a luta deste ano. Entre eles estão a valorização das CCTs (Convenções Coletivas de Trabalho), a reposição integral da inflação com aumento real, a redução da jornada sem redução de salário; o fim da escala 6×1; a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e integral sobre a PLR (Participação nos Lucros e Resultados), a redução da taxa de juros e o combate a todo tipo de assédio no local de trabalho.
A plenária reforçou a importância da mobilização desde já. A próxima etapa será em maio, quando a Federação e os sindicatos voltarão a se reunir para fechar a pauta unificada e definir a estratégia da Campanha Salarial 2025.