Montadoras chinesas ampliam vendas na Europa mesmo com tarifas

China adota produção local e aposta em híbridos para driblar barreiras

As montadoras chinesas continuam a expandir sua presença na Europa, mesmo diante de barreiras tarifárias impostas pela União Europeia. Em fevereiro de 2025, as vendas de veículos de marcas chinesas no continente cresceram 64% em relação ao mesmo mês de 2024, totalizando 38.902 unidades. A participação de mercado subiu de 2,5% para 4,1%, segundo a consultoria Dataforce.

Esse avanço ocorreu apesar das tarifas antidumping de até 35,3% impostas pela UE sobre veículos elétricos importados da China, além da tarifa padrão de 10%. As medidas foram anunciadas em outubro de 2024 e devem permanecer em vigor por cinco anos. Como resposta, os fabricantes chineses têm adotado estratégias diversificadas, que vão desde a produção local até a oferta de modelos híbridos plug-in e a ampliação da rede de vendas.

Enquanto as vendas de veículos 100% elétricos da China caíram 3,4% em fevereiro, somando 11.116 unidades, as exportações de híbridos plug-in cresceram 321%, alcançando 4.744 unidades no mesmo mês. A BYD teve crescimento expressivo em alguns mercados europeus no início de 2025. Segundo a Bloomberg, as vendas da marca aumentaram 551% no Reino Unido, 734% na Espanha e 207% em Portugal no mês de janeiro, superando inclusive os números da Tesla nesses mercados.

Para driblar as tarifas, muitas fabricantes têm investido em fábricas na Europa. A produção local é vista como uma das principais formas de superar barreiras regulatórias e conquistar a confiança de governos e consumidores europeus. Segundo Ji Xuehong, diretor do Centro de Pesquisa em Inovação da Indústria Automotiva da Universidade de Tecnologia do Norte da China, essa é uma estratégia semelhante à adotada por montadoras japonesas no passado.

Do InsideEVs