Com Renault, Geely traz seu 1º elétrico para o Brasil

Parceria prevê que marca chinesa terá acesso à fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, para futuramente produzir no país

A francesa Renault e a chinesa Zhejiang Geely Holding Group deram um passo importante no acordo para produção e distribuição de carros eletrificados (elétricos e híbridos) no Brasil. Durante evento na quarta-feira (9), as duas montadoras confirmaram que, a partir de julho, o SUV elétrico EX5 será o primeiro veículo da marca chinesa a ser vendido no país.

Com a parceria, firmada em fevereiro, a Geely terá acesso à fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR), para produção dos carros no futuro. No entanto, a montadora ressalta que os detalhes de produção ainda não estão disponíveis, já que as empresas ainda aguardam a aprovação completa do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e do órgão regulatório equivalente na China para iniciar as operações.

Nesta primeira fase, a ideia é instalar 23 concessionárias dedicadas à marca Geely em 19 cidades. O objetivo final é chegar a uma cobertura com 105 concessionárias, distribuídas em todos os Estados. Uma das barreiras enfrentadas pela parceria, assim como por todo o setor, é falta de infraestrutura mais robusta para carregamento das baterias.

A previsão é que as primeiras unidades do EX5, ainda vindas de fora do país, sejam vendidas a partir de julho, com a opção de pré-venda para os compradores. No mesmo mês, ocorre a primeira recomposição da alíquota de importação de eletrificados, que vai para 25%, no caso de carros elétricos, e para 30%, para carros híbridos. A tributação vai aumentar de forma progressiva até julho de 2026, quando chega a 35% para todos os tipos de motorização.

Do Valor Econômico