BYD manobra para ganhar mais incentivos e adiar a produção nacional

Em dezembro passado, em evento com a presença dos seus principais executivos e autoridades, a chinesa BYD comunicou que a “construção dos seus sonhos no Brasil” – um trocadilho com o próprio nome da empresa, Build Your Dreams – estava a pleno vapor e que até o carnaval, que já passou, sua megaoperação na Bahia começaria a montar carros. A promessa, no entanto, passa longe dos fatos e dos pleitos que a BYD tem levado ao Governo Federal.

Ao mesmo tempo em que faz enormes estoques de carros importados e convive com atrasos nas obras por causa de denúncias de trabalhos análogos à escravidão a fabricante chinesa pede ao governo um regime de exceção especial de tarifas de importação para trazer kits de veículos parcialmente montados na China e iniciar esta operação de armação final no País somente em algum momento do segundo semestre. Trata-se de um movimento totalmente atípico solicitar a redução do Ex-tarifário dos atuais 20% para 10%.

Esta redução consta em dois documentos obtidos por AutoData, protocolados no Sistema Eletrônico de Informações do Governo Federal, SEI, para a importação de kits SKD, ou partes de um veículo parcialmente montados, de cinco modelos, um deles ainda inédito no portfólio da BYD. A fabricante quer trazer da China os modelos Song Plus, Dolphin e Yuan, além da picape Shark e uma inédita picape compacta, parcialmente montados. Praticamente todos seus itens chegariam de navio ao Brasil já quase prontos.

No documento, para justificar o pedido de exceção, a BYD argumenta que são modelos com eficiência energética muito superior aos modelos similares produzidos no País e enfatiza, incluindo no texto original do Ex-tarifário, a palavra “incompletos”, ou seja, que seriam agregados alguns poucos itens totalmente nacionais durante o processo de armação na fábrica da Bahia. No entanto, a BYD não especifica quais seriam esses itens nacionais, tampouco demonstra que já tem contratos ou sequer negocia com qualquer fornecedor local.

Da AutoData