Associação Heinrich Plagge promove debate sobre a trajetória dos movimentos sociais e políticos no Brasil
Ex-deputado José Genoíno destaca importância do protagonismo popular na construção da democracia

A Associação Heinrich Plagge – Associação dos Metalúrgicos e das Metalúrgicas Vitimados por Perseguições Políticas e Ideológicas no Período da Ditadura Civil-Militar – promoveu, na manhã do último dia 10, uma atividade na sede do Sindicato com o tema “Brasil: Uma História de Movimentos”.
O presidente da entidade, Hildo Soares de Souza, agradeceu a participação de todos os presentes e destacou a relevância de discutir o assunto. “É fundamental discutirmos esse tema e entendermos o papel da classe trabalhadora na defesa de uma sociedade inclusiva e democrática”.
O ex-presidente dos Metalúrgicos do ABC e trabalhador aposentado na Volks, Wagner Santana, relembrou o motivo da criação da Associação, destacando a colaboração da montadora com a ditadura militar e o objetivo dos trabalhadores e trabalhadoras em buscar a devida reparação histórica, política e pessoal.
“Esse tema, mais do que nunca, está colocado como uma das nossas principais lutas neste país: a luta pela democracia, a luta contra o conservadorismo que mata e contra a extrema direita que elimina fisicamente seus adversários, para impedir que tentem construir uma sociedade melhor”.

Convidado para o evento, o ex-deputado José Genoíno destacou a importância do protagonismo popular na construção da democracia e na definição do futuro do país e enfatizou a mobilização social como instrumento essencial para o enfrentamento da dominação política.
“Quem poderia imaginar essa grande tragédia que é a realidade de uma direita fascista. Em momentos de crises profundas, é preciso buscar soluções para os dilemas. Se não mobilizarmos a sociedade, os movimentos, as ruas, nós não teremos força. Porque a nossa força está nas ruas. A dominação política do Brasil pressupõe eliminar qualquer movimento popular”, concluiu Genoíno.