Montadoras japonesas se unem em desenvolvimento de chips para rivalizar com chineses

A Asra, um consórcio que inclui Toyota, Nissan e Honda, está liderando discussões para criar um design padronizado para chips automotivos de próxima geração

As montadoras e fornecedores japoneses estão empreendendo um raro esforço em toda a indústria para aumentar sua competitividade em relação aos rivais chineses que se destacaram na corrida por veículos inteligentes. A Asra, um consórcio que inclui Toyota, Nissan e Honda, está liderando discussões para criar um design padronizado para chips automotivos de próxima geração, que espera ter pronto até março de 2029.

Padronizar o desenvolvimento de chips ajudaria as montadoras a reduzir custos e acelerar os cronogramas de desenvolvimento — potencialmente compensando o tempo perdido. “Em termos de hardware adequado para garantir controle em tempo real, segurança funcional e a capacidade de executar o software de forma confiável, o Japão está atrasado”, disse Nobuaki Kawahara, diretor executivo da Asra, ao “Nikkei Asia”.

A batalha por veículos inteligentes tem duas grandes frentes: a direção autônoma, de um lado, e os veículos definidos por software (SDV), cujas funções podem ser atualizadas como o software de um smartphone, do outro. Kawahara, que também atua como consultor sênior da Denso, fornecedora do grupo Toyota, disse que as montadoras japonesas provavelmente estão dois ou três anos atrás da China em SDV.

Recentemente, montadoras chinesas como BYD, Geely e Chery vêm conquistando participação de mercado no mercado doméstico e em outras economias asiáticas, anteriormente dominadas por fabricantes japoneses e europeus, graças aos seus veículos inteligentes e elétricos acessíveis. Em 2024, as vendas da Toyota na China foram de cerca de 1,8 milhão de unidades, uma queda de 7% em relação ao ano anterior, enquanto a Nissan e a Honda tiveram quedas de 12% e 31%, respectivamente.

Do Valor Econômico