BYD quer reduzir imposto para montar carros no Brasil com peças da China

Marca negocia com governo mudanças tarifárias para importar kits de peças com imposto reduzido e montá-los na fábrica de Camaçari agregando componentes nacionais

Dirigentes da BYD estão negociando com o governo federal alterações no atual regime tarifário para importar kits de peças da China com impostos reduzidos. De acordo com apuração do site AutoData, a gigante chinesa articula redução do Ex-tarifário dos atuais 20% para 10%. A ideia é trazer kits de veículos parcialmente desmontados do país asiático e concluir a montagem no fábrica de Camaçari (BA) a partir do segundo semestre.

A movimentação consta em dois documentos protocolados no Sistema Eletrônico de Informações do governo (SEI). Na prática, o pedido da BYD abre brechas na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum, LETEC, especialmente na redução da taxação para itens específicos, como os kits SKD (semi knocked-down, ou seja, veículos parcialmente desmontados). A meta seria agilizar o início das operações na Bahia — que vêm sofrendo com atrasos — e reduzir a importação de veículos já prontos da China pagando altas tarifas.

Os documentos citam claramente cinco modelos: Song Plus, Dolphin e Yuan, além da picape média Shark e outra caminhonete ainda em desenvolvimento. Todos seriam montados no Brasil a partir dos referidos kits, mas com alguns componentes nacionais agregados. A BYD afirma que são veículos com eficiência energética superior aos equivalentes fabricados nacionalmente e usa os próprios dados de consumo e autonomia como argumento para embasar o pedido.

Dos cinco modelos citados pela BYD nos documentos, quatro já são conhecidos. A novidade mesmo é a inédita picape que está sendo desenvolvida de olho no mercado nacional. O modelo integrará a linha de caminhonetes da empresa (hoje formada apenas pela Shark, uma picape de porte médio) e terá tamanho intermediário para brigar com para brigar com Fiat Toro e as futuras Renault Niagara e Volkswagen Udara.

Do AutoEsporte