‘Tribuna na Mão’ reforça presença do Sindicato na GCabe e Altwin, em São Bernardo

Ação reafirma compromisso do Sindicato com o diálogo direto com a categoria e a luta por melhores condições de trabalho

Foto: Adonis Guerra

A Direção Executiva dos Metalúrgicos do ABC esteve na manhã de ontem na porta da GCabe e Altwin, em São Bernardo, para mais uma edição da ‘Tribuna na Mão’. A ação reafirma o compromisso do Sindicato com o diálogo direto com a categoria e a luta por melhores condições de trabalho.

Segundo o coordenador de São Bernardo, Jonas Brito, a GCabe e Altwin têm mais de 450 trabalhadores e trabalhadoras, e o Sindicato já conquistou importantes avanços, como acordos de sábados alternados. “Apesar disso, ainda temos espaço para avançar na organização no local de trabalho, na sindicalização e em outras pautas. Estar presente, ouvindo a companheirada, é fundamental”, afirmou.

Foto: Adonis Guerra

As duas empresas do mesmo grupo têm maioria de mulheres na sua força de trabalho, o que reforça a necessidade de uma atuação sindical constante. “Nossa presença quase diária na porta da fábrica é essencial para garantir escuta e ação”, completou Jonas.

Foto: Adonis Guerra

Na porta da fábrica

Para o coordenador de área Sebastião Gomes de Lima, o Tião, a ‘Tribuna na Mão’ é um instrumento estratégico. “É o momento de escutar de perto as reivindicações, as queixas e como está o dia a dia na fábrica. Esses trabalhadores iniciam a jornada antes mesmo do sol nascer, gerando a riqueza do patrão — uma riqueza que precisa ser repartida com quem a produz. Quando isso não acontece, tudo se desequilibra”.

Tião também reforçou o papel ativo da entidade sindical. “Um sindicato forte e atuante não pode ser só discurso. Intenção sem ação é igual a nada. É preciso estar na porta da fábrica, conversar com o trabalhador, entender suas necessidades e lutar por um trabalho digno, com direitos e respeito”.