Sem cor pelas ruas: 68% da frota de veículos do país é monocromática

Aspectos como revenda e disponibilidade podem explicar preferência

Apesar do estereótipo “alegre” do brasileiro, na hora de escolher um carro ele é mais sóbrio. Um levantamento sobre as cores da frota nacional de veículos, conduzido pela Fipe em parceria com a Veloe, com base em dados do Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) de janeiro de 2025, mostra que 67,8% dos carros nacionais foram registrados com cores neutras ou “monocromáticas”.

Os carros brancos representam 21,7%, enquanto as carrocerias em preto são 18,9%. Os modelos em prata e cinza representam 16,5% e 10,6%, respectivamente. Tons mais vibrantes ou “coloridos” totalizam 32% da frota, e incluem, especialmente, o vermelho (15,5%) e o azul (7,6%), seguidos por verde (3,6%), bege (1,9%), amarelo (1,3%) e marrom (0,7%).

Com participações inferiores a 1%, as principais cores denominadas de “raras” nas ruas são compostas por laranja (0,4%), dourado (0,3%), roxo (0,3%), rosa (0,1%) e fantasia (0,1%). Vale destacar que a cor fantasia refere-se a qualquer que não seja considerada padrão. Isso inclui cores customizadas, gradientes, fosco, metálico, para citar.

A pesquisa explica a preferência dos consumidores no mercado de veículos e cita pelo menos três fatores determinantes: valor de revendas e desvalorização dos veículos no mercado de usados; disponibilidade limitada de modelos com cores vibrantes pelas montadoras e restrição da tonalidade para determinados veículos.

Do Motor Show