Scania planeja começar a produzir caminhões elétricos no Brasil em 2027
Dentro do futuro eclético em que acredita o presidente e CEO da Scania na América Latina, Christopher Podgorski, os elétricos estão incluídos no ecossistema do mercado brasileiro. Após testar e validar veículos a bateria da marca por aqui, ele contou à Agência AutoData que planeja produzi-los em São Bernardo do Campo, SP, a partir de 2027. Desde 2022 o ônibus a bateria realiza o transporte de funcionários na fábrica e agora iniciará testes com a SPTrans. A partir de setembro será fabricado localmente, dentro do ciclo de investimento de R$ 2 bilhões até 2028.
Quanto ao caminhão elétrico, apresentado em outubro do ano passado, ele tem feito o abastecimento da empresa, do centro logístico, em Vinhedo, SP, para a fábrica. O executivo pretende bater à porta da matriz, na Suécia, antes de junho para pleitear um novo aporte, concomitante ao dos ônibus: “Temos um estudo bastante aprofundado, que ganhou muita maturidade e viabilidade. É isto que estou ambicionando e, se der certo, estaremos produzindo, efetivamente, no fim de 2027”.
Até lá os caminhões virão importados, a exemplo de duas unidades adquiridas pela PepsiCo e uma pela transportadora Reiter Log, mas com preços bastante semelhantes aos que a Scania praticaria se estivesse produzindo localmente, apesar do imposto de importação de 35%, assegurou. Para tanto a margem seria sacrificada e a rentabilidade renunciada, neste início, a fim de demonstrar e divulgar o produto, mais adequado para operar nas rotas de Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, SP, por causa da infraestrutura de recarga.
O plano de Podgorski é fazer a instalação industrial em três etapas. Na primeira os investimentos serão minimizados, até que os volumes se apresentem. A capacidade de produção inicial será de 250 unidades por ano – o que ele avalia como pequena perto da capacidade de produção anual de 30 mil veículos em São Bernardo do Campo. Com o surgimento da demanda os aportes serão ampliados. E o passo final será permitir que a mesma linha produza unidades a gás, a diesel e elétrico.
Do Automotive Business