GWM Haval H6 nacional enfim terá produção iniciada e deve ser renovado

Após muitas promessas e expectativa, a GWM enfim vai começar a produzir carros no Brasil. Proprietária de um complexo em Iracemápolis (SP), que antes pertencia à Mercedes-Benz, a fabricante chinesa iniciará a montagem dos primeiros protótipos no local no começo de junho de 2025, com direito até a uma visita do presidente Lula. A expectativa é que os primeiros veículos produzidos em série saiam dois meses depois, em agosto. E serão todas as versões da família Haval H6.

Em coletiva com jornalistas na China, durante o Salão de Xangai, executivos brasileiros da GWM confirmaram afirmaram que as quatro versões do Haval H6 – HEV2, um híbrido pleno, PHEV19, PHEV34 e GT, estes híbridos plug-in – terão a produção iniciada simultaneamente no interior paulista. Inicialmente, a linha de SUVs médios nacional vai ser comercializada com motorização apenas a gasolina. A variante híbrida flex chega só em 2026, conforme adiantamos há algumas semanas.

De acordo com a GWM, os primeiros H6 nacionais terão índice de nacionalização na casa de 35%, mas o objetivo é substituir os componentes importados por outros de fornecedores locais a partir de 2026, a fim de aumentar o percentual para pelo menos 60%. De acordo com a montadora, há pelo menos 100 potenciais fornecedores nacionais em negociação. Cerca de 400 funcionários estarão trabalhando em Iracemápolis no momento da inauguração da planta, mas a meta é subir o número de colaboradores no local para mais de 800 até o fim deste ano.

A última etapa de adaptação do complexo é a preparação para a linha de alta tensão dos conjuntos híbridos, que demanda rigorosos padrões de segurança. Questionados sobre se vão aproveitar o início da produção nacional para renovar o visual do Haval H6, seguindo o mesmo padrão lançado em 2024 na China e já registrado no Brasil, executivos da marca desconversam, mas afirmam que “em time que está ganhando não se mexe”.

Do AutoEsporte