EUA planejam reduzir tarifas sobre o setor automotivo, diz secretário de Comércio
Na semana passada, um grupo de empresas da indústria automobilística dos EUA pediu ao presidente americano que não impusesse tarifas de 25% sobre peças de carros importados
O presidente dos EUA, Donald Trump, deve anunciar uma redução das tarifas sobre o setor automotivo americano, disse o secretário de Comércio, Howard Lutnick, nesta terça-feira (29). “O presidente Trump está construindo uma parceria importante tanto com as montadoras nacionais quanto com nossos grandes trabalhadores americanos”, disse Lutnick, por meio de comunicado divulgado pela Casa Branca.
Na semana passada, o “Wall Street Journal” (WSJ) revelou que o governo americano poderia isentar o setor das tarifas de 25% sobre aço e alumínio e também abrir mão da cobrança de tarifas sobre peças automotivas. O anúncio também deve definir que carros fabricados fora do país continuam sujeitos às tarifas automotivas, mas não serão atingidos por taxas adicionais, como aquelas aplicadas a produtos de aço e alumínio, segundo o “WSJ”.
Trump irá realizar hoje um comício em Michigan para marcar os primeiros 100 dias de governo e deverá fazer anúncios de política econômica no evento. Na semana passada, um grupo de empresas da indústria automobilística dos EUA pediu ao presidente americano que não impusesse tarifas de 25% sobre peças de carros importados.
Uma carta enviada ao governo por grupos que representam empresas como GM, Toyota e Volkswagen afirmou que as tarifas “levarão a preços mais altos de automóveis para os consumidores, a uma queda nas vendas nas concessionárias e tornarão o serviço e o reparo de veículos mais caros”. Trump declarou anteriormente que as tarifas entrarão em vigor no dia 3 de maio.
Do Valor Econômico