FEM-CUT/SP realiza encontro sobre saúde e segurança no trabalho
Atividade contou com membros das CIPAAs, dirigentes sindicais, representantes de empresas e do MPT

O “Encontro de Conscientização e Formação sobre Saúde e Segurança no Trabalho” foi promovido pela FEM-CUT/SP (Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT), em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Matão, no final de abril. A atividade reuniu membros das CIPAAs (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Assédio), dirigentes sindicais, representantes de empresas e do Ministério Público do Trabalho.
O evento contou com palestras sobre temas como assédio e discriminação no ambiente de trabalho, a importância das CIPAAs, noções básicas para a atuação dos cipeiros, doenças psíquicas relacionadas ao trabalho e aspectos jurídicos.
“Para a Federação, é fundamental a organização no local de trabalho, com a participação dos trabalhadores, e a CIPAA é um órgão importante nesse processo. A preocupação com a saúde e a segurança dos trabalhadores está no DNA do movimento sindical”, declarou o secretário-geral da FEM e membro do CSE (Comitê Sindical de Empresa) na Mercedes, Max Pinho.

Pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, participaram representantes dos departamentos de Saúde, Formação e Jurídico.
O diretor-executivo do Sindicato, responsável pelo Departamento de Saúde do Trabalhador, Genildo Dias Pereira, o Gaúcho, destacou a importância da
Atuação conjunta entre sindicatos e CIPAAs: “Tivemos o prazer de ser convidados a participar. Juntos, os departamentos de Saúde, Formação e Jurídico, contribuímos com o debate, abordando a importância do cipeiro e a necessidade de sua qualificação para uma atuação firme no local de trabalho. Também discutimos assédio moral e sexual, LER/DORT, doenças psicossociais e a responsabilidade das empresas na adequação dos postos de trabalho, bem como o cumprimento das revisões das NRs. O encontro foi muito proveitoso, e todos estão de parabéns”.