Volvo inicia produção de ônibus elétricos biarticulados e articulados em Curitiba

A Volvo iniciou a produção de ônibus biarticulados e articulados elétricos no Brasil, em Curitiba, PR. A unidade é a única no mundo que produz o modelo BZRT, em duas configurações, para atender demandas no Brasil e também de outros países que possuem sistemas BRT de transporte.

A primeira unidade do BZRT biarticulado foi produzida na quinta-feira, 8, com 28 metros de comprimento e capacidade para transportar até 250 passageiros, sem emissão de CO2. A produção dos chassis de ônibus elétricos faz parte do investimento de R$ 1,5 bilhão que a montadora iniciou em 2023 e terminará de aplicar até dezembro.

O BZRT tem dois motores elétricos que, juntos, geram potência de 540 cv, acoplados a transmissão automática de duas marchas, baseada no câmbio Volvo I-Shift. O veículo pode ser equipado com até oito baterias, com capacidade total de 720 kWh, e o tempo de recarga varia de 2 a 4 horas, dependendo da estação de carregamento.

A chegada dos ônibus elétricos na produção nacional é mais um passo da Volvo rumo a sua meta de descarbonização, que pretende zerar as emissões de seus veículos até 2040.

Da AutoData