Na Trefilação União, trabalhadores aprovam renovação da jornada de trabalho com sábados alternados
Sindicato garantiu mesa de negociação para, a partir do próximo ano, discutir possibilidade de reduzir a jornada sem diminuir o salário

Em assembleia na última terça-feira, 6, trabalhadores e trabalhadoras na Trefilação União, em São Bernardo, aprovaram a renovação da jornada de trabalho, com sábados alternados, negociada pelo Sindicato com a direção da metalúrgica. O coordenador de área, Marcelo Pereira dos Santos, celebrou a conquista ao lado da base e lembrou que o avanço só foi possível graças à organização e à luta coletiva dentro da fábrica
“Garantimos ainda a abertura da mesa de negociação para, a partir do próximo ano, discutir a possibilidade de reduzir a jornada sem redução de salário. Também tratamos na assembleia do início das negociações da PLR [Participação nos Lucros e Resultados], reforçando a importância da formação de uma comissão de trabalhadores que atue junto ao Sindicato nessa mesa de negociação”, disse o dirigente.
Data-base
Pereira reforçou informações sobre a Campanha Salarial 2025. “Iniciamos a articulação da luta e, em breve, teremos a Plenária Estatutária da FEM-CUT [Federação Estadual dos Metalúrgicos] no mês de maio, com debates e encaminhamentos das ações. É fundamental que os trabalhadores acompanhem as edições da Tribuna Metalúrgica, onde divulgaremos todas as informações sobre esta pauta”.
Durante conversa na Trefilação União, o dirigente falou sobre a importância da sindicalização na base. “Ser sócio é garantir voz ativa nas decisões que afetam o nosso dia a dia, fortalecer as lutas coletivas e ampliar as conquistas. Cada sindicalização é um passo a mais na construção de uma categoria unida e combativa”, afirmou.