Chinesa GAC promete fazer 3 carros no Brasil; fábrica da Mitsubishi é opção

A fabricante chinesa GAC Motor acaba de confirmar a produção de três carros no Brasil. O anúncio foi feito pelo presidente da marca, Feng Xingya, ao presidente do país, Luiz Inácio Lula da Silva, durante uma audiência em Pequim (China). De acordo com informações da CNN, a fábrica da Mitsubishi, a HPE Automotores, em Catalão (GO) é uma forte candidata. Datas permanecem em segredo.

Durante a conferência, a fabricante chinesa ainda ofereceu o uso de uma frota de veículos elétricos no COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 -, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro deste ano. Segundo o veículo, o governo aceitou a oferta.

Vale lembrar que, no fim de 2024, a GAC havia prometido um investimento de US$ 1 bilhão no Brasil, prometendo fábrica e 15 carros nacionais até 2030. Entretanto, na audiência, a fabricante anunciou o aumento do aporte para US$ 1,3 bilhão. Com esse valor, além dos lançamentos, há um plano de instalar um centro de pesquisa e desenvolvimento em território nacional. Até o momento, mais informações não foram divulgadas.

Como adiantado com exclusividade por Autoesporte, a GAC estreia no Brasil ainda em maio com o lançamento de cinco veículos diferentes de uma só vez, todos importados. Além disso, a empresa vai oferecer todos os tipos de motorização disponíveis em seu portfólio. Isso significa que teremos no Brasil veículos apenas a combustão (gasolina ou flex), híbridos, híbridos plug-in e elétricos à venda.

Do AutoEsporte