GAC aumenta investimentos e confirma produção de três veículos em Goiás
A GAC Motor, quinta maior fabricante de veículos da China, vai apresentar oficialmente, no próximo dia 23 de maio, em São Paulo, os modelos importados com quais iniciará sua trajetória no mercado brasileiro. A notícia mais importante sobre os planos da montadora chinesa para o Brasil, entretanto, foi revelada ontem, 12, pessoalmente pelos principais executivos da empresa pessoalmente ao Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva.
Em encontro reservado em Pequim, Wei Haigang, presidente da GAC, revelou a disposição de desembolsar mais US$ 300 milhões em investimentos no País, além do US$ 1 bilhão já anunciado para a produção local de veículos e a constituição de centro de desenvolvimento e pesquisa no Nordeste até 2030. Além da verba adicional, a GAC confirmou que pretende fabricar veículos elétricos, híbridos e híbridos flex em Goiás.
A empresa estaria negociando com a brasileira HPE, que produz modelos Mitsubishi em Catalão, alguma forma de parceria. Procuradas, as duas montadoras enfatizaram que não há qualquer tratativa para a venda da fábrica há 25 anos em atividade. “Por ser uma referência na produção de automóveis com alto nível de qualidade e tecnologia, a empresa é constantemente procurada por outras empresas do setor automotivo para potenciais parcerias”, afirmou a HPE.
O presidente da GAC não escondeu nem mesmo quais modelos serão fabricados no Centro-Oeste. Antecipou: Aion V, GS 4 e Aion Y. Os três serão exibidos em São Paulo, no evento marcado para o Parque Anhembi, no dia 23, além dos modelos ES e Hyptec. O executivo também ofereceu uma frota de carros elétricos para deslocamento de autoridades que participarão da COP30 em novembro, em Belém, PA.
Do AutoIndústria