Stellantis muda produção da Titano para Argentina e cria hub de picapes para abastecer o Brasil

A planta de Córdoba terá capacidade para produzir 45.000 Titanos por ano e será transformada em um hub

O mercado de picapes no Brasil representa cerca de 15% do total de veículos vendidos, e essa participação pode crescer ainda mais. Modelos como a Fiat Strada continuam a ser os mais vendidos no país, o que reflete a força do segmento, um dos mais rentáveis para a indústria automotiva.

De olho nesse potencial, a Stellantis (grupo automotivo que controla marcas como Fiat, Peugeot, Ram, Citroën e Jeep) decidiu realocar a produção da picape Fiat Titano do Uruguai para a Argentina, criando um hub de picapes com foco no mercado brasileiro. Essa decisão faz parte de uma estratégia mais ampla da montadora para reforçar sua atuação no setor e otimizar sua produção na América do Sul.

A planta de Córdoba terá capacidade para produzir 45.000 Titanos por ano e será transformada em um hub de picapes, com o objetivo de expandir as exportações para o Brasil e outros mercados da região. Além da produção da Fiat Titano, a fábrica contará com novos motores e componentes, permitindo maior integração local, o que ajudará a fortalecer a produção e reduzir os custos. A novidade faz parte de um plano de investimento da montadora de R$ 2 bilhões até 2030.

A Fiat Titano foi escolhida como o modelo inaugural da nova estratégia da Stellantis para a Argentina. Com foco no mercado brasileiro, cerca de 50% da produção da picape será exportada para o Brasil. O Brasil é um mercado estratégico para a montadora, que já possui modelos de sucesso como a Strada, a Toro e a Rampage. De acordo com Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul, a Stellantis vai manter a produção desses carros no Brasil.

Da Revista Exame