BYD é a maior anunciante do setor automotivo na TV brasileira
Nos primeiros quatro meses do ano, as montadoras desembolsaram R$ 171,4 milhões em comerciais em canais abertos e fechados do país, o que representa uma queda de 36,7% em relação ao mesmo período de 2024
A indústria automotiva tirou o pé do acelerador no que se refere a investimentos em publicidade televisiva. Nos primeiros quatro meses do ano, as montadoras desembolsaram R$ 171,4 milhões em comerciais em canais abertos e fechados do país, o que representa uma queda de 36,7% em relação ao mesmo período de 2024. A fabricante chinesa BYD se tornou a principal anunciante do segmento, com aporte de R$ 32 milhões entre janeiro e abril.
Os dados, colhidos no mercado paulista, são da plataforma de engajamento de marcas e inteligência de mídia Tunad. A cifra investida pelas fabricantes neste ano corresponde a 39% do bolo publicitário no intervalo, que inclui todos os setores da economia. Por sua vez, o valor registrado pela indústria automotiva no ano passado, de R$ 271,1 milhões, representou 61% do total desembolsado em publicidade na TV.
Com orçamentos mais enxutos, a fabricante chinesa BYD desbancou as concorrentes e se tornou a principal anunciante do segmento, com aporte de R$ 32 milhões entre janeiro e abril. Também estão no pódio a Volkswagen (com R$ 28,9 milhões) na segunda colocação e a Chevrolet (com R$ 28 milhões) em terceiro lugar. No ano passado, o ranking era composto por Chevrolet (R$ 60 milhões), BYD (R$ 40 milhões) e Renault (R$ 27,8 milhões).
Procurada, a BYD diz que o fortalecimento da marca no país faz parte de um projeto mais amplo de investir nas mais diversas frentes e indústrias no Brasil, com o objetivo de promover a transição para uma mobilidade mais sustentável e tecnológica. A empresa, entretanto, não divulgou detalhes sobre seu orçamento de marketing.
Do Valor Econômico