BYD intensifica sua ofensiva no Japão e prepara kei car elétrico

Marca chinesa projeta subcompacto especialmente para seu país vizinho, que tem uma demanda bem específica por carros pequenos

A BYD quer abrir um novo capítulo em sua expansão global — e o alvo agora é o Japão. A marca chinesa aposta alto: criar um kei car elétrico do zero, feito sob medida para as regras rígidas do mercado local. O carrinho já está rodando em testes e estreará no ano que vem.

No Japão, os kei cars não são só um segmento — são 40% do mercado, em um território dominado pelas marcas nacionais. Até agora, essas regras específicas funcionavam como um muro intransponível para fabricantes estrangeiras. Mas a BYD quer derrubá-lo.

A categoria keijidōsha (automóvel leve) é parte da cultura automotiva japonesa. Também chamados de kei cars, esses modelos pagam impostos reduzidos, mas, para isso, precisam cumprir uma série de exigências: não podem ter mais do que 3,40 metros de comprimento, motor com cilindrada superior a 660 cm³ (nos modelos com motor a combustão, é claro) ou potência acima de 64 cv.

Para aproveitar ao máximo o espaço permitido, os fabricantes criam “caixotinhos sobre rodas”: pequenos por fora e incrivelmente espaçosos por dentro. Projetar um kei car de verdade exige mais do que reduzir o tamanho. É preciso repensar toda a arquitetura do veículo. O modelo da BYD será produzido na China, com foco exclusivo no mercado japonês.

Do Motor1