Cerca de 90% das vendas de automóveis no Brasil começam pela internet
Cerca de 90% das vendas de automóveis no Brasil tiveram início pela internet em 2024, sendo o WhatsApp o principal canal de contato de clientes com vendedores. Foi o que apontou pesquisa da Syonet, empresa que oferece soluções tecnológicas para concessionárias de veículos. Apesar de as negociações começarem online a maior parte das vendas ainda se concretiza presencialmente.
De acordo com pesquisa da Kantar, encomendada pela Meta, 45% dos brasileiros pesquisam na web antes para comprarem em lojas físicas, preferência de 73% dos entrevistados. Segundo a Syonet, no entanto, as revendas precisam se adaptar à nova jornada digital para estimular a conversão da venda.
Lojas que investiram em digitalização utilizando a plataforma da empresa, que integra ferramentas para gestão eficiente de leads – visitantes que deram informações de contato para a sua empresa, como nome e email – e personalização do atendimento, inclusive no WhatsApp, registraram aumento de até 40% na conversão em vendas.
A Syonet anunciou investimento de R$ 18 milhões em tecnologia em 2025, valor que representa mais de 20% da receita líquida da empresa. O foco é tornar o ambiente digital mais preparado para que as concessionárias possam atrair e qualificar leads com maior eficiência, facilitando o fechamento das vendas presenciais.
Da AutoData