Hyundai passa a GM na primeira quinzena de maio

Balanço divulgado pela Brigth Consulting mostra aumento das vendas diretas no período

Balanço da primeira quinzena de maio divulgado pela Bright Consulting mostra uma troca de lugar no Top 5 das marcas mais vendidas no Brasil. Com 10,4 mil emplacamentos, a Hyundai subiu para a terceira colocação, desbancando a General Motors, que ficou em quarto com a venda de 10 mil unidades. No total, foram comercializados 93.778 automóveis e comerciais leves na quinzena, o que representou queda de 6,2% em relação ao mesmo período de abril (99.954 unidades).

A consultoria admite que o desempenho foi influenciado por um dia útil a menos (10 contra 11 com vendas diárias de, respectivamente 9.378 e 9.086), mas mesmo assim vê sinais de alerta por conta da redução do ritmo dos negócios no varejo neste início de maio. No comparativo com os primeiros 15 dias do mesmo mês de 2024 verifica-se crescimento de 15,2% e no acumulado do ano a alta é de 4,6% — 807.068 unidades versus 771.880.

“Nossa previsão para o ano fechado permanece em 2,6 milhões de unidades, mas com um viés de baixa devido à redução no índice de confiança do consumidor.” No ranking das montadoras, a Fiat segue na liderança com fatia de 21,5% e um ganho de 2,2 pontos porcentuais em relação à primeira quinzena de abril. A Volkswagen, vice-lider, também ganhou participação (0,5 ponto porcentual), chegando a 16,4% este mês. O mesmo aconteceu com a Hyundai (alta de 0,8 ponto porcentual), enquanto a GM perdeu 1,2 ponto porcentual.

Importante lembrar que a General Motors está em regime de lay-off na fábrica de Gravataí, RS, sob alegação de necessidade de adequar oferta da linha Onix à demanda, que está em baixa nos últimos meses. Ainda de acordo com o balanço da Bright Consulting, as vendas diretas representaram 50% das transações na primeira metade de maio — alta em relação aos 46% de abril e também aos 43% da mesma quinzena de maio do ano passado.

Do AutoIndústria