Vendas de carros crescem dois dígitos na quinzena
Levantamento da Bright Consulting, porém, chama a atenção para redução no ritmo de emplacamentos em relação a abril
Os licenciamentos na primeira quinzena de maio registraram alta em relação ao mesmo recorte de 2024. Contudo, houve diminuição no ritmo das vendas de carros na comparação com a metade inicial de abril. Os dados são da Bright Consulting e mostram que foram 93.778 automóveis de passeio e comerciais leves negociados na primeira quinzena de maio. Alta de 15,2% ante os 15 dias do mesmo mês de 2024.
Na comparação com a quinzena de abril, porém, houve queda de 6,2% nas vendas de carros. O que, para a consultoria, acende o sinal de alerta no mercado automotivo. “Nossa previsão para o ano fechado permanece em 2,60 milhões de unidades, com um viés de baixa devido à redução no índice de confiança do consumidor”, diz o relatório da Bright.
A média diária de vendas de carros na quinzena ficou em 9.378 veículos/dia. Ou seja, maior que a média de abril (9.086/dia) e da quinzena de maio de 2024 (8.141/dia). No acumulado do ano até a primeira quinzena de maio foram mais de 807 mil emplacamentos. Crescimento de 4,6% em relação a igual período de 2024.
Uma das surpresas no balanço das vendas de carros nessa primeira metade de maio foi no pódio do ranking de participação de mercado. A Fiat segue na liderança, com 21,5%, com a Volkswagen em segundo lugar, 16,4%. O terceiro lugar, contudo, foi da Hyundai. A marca sul-coreana alcançou 11,1% de participação e desbancou a General Motors, com 10,7%. Em quinto vem a Toyota, com 8,1%.
Do Automotive Business