Toyota falou com a Nissan após fusão fracassada com a Honda

Após negociações não darem certo entre as duas japonesas, Toyota teria iniciado conversas sobre uma possível aliança estratégica

Em 23 de dezembro de 2024, Nissan e Honda assinaram um memorando de entendimento para avaliar uma possível fusão. No entanto, as negociações não duraram muito. Em 13 de fevereiro de 2025, ambas encerraram oficialmente as conversas — em parte porque a Nissan se opôs à ideia de se tornar uma subsidiária da Honda. Apesar disso, as empresas continuam colaborando em projetos de eletrificação e software, mas a fusão completa foi descartada.

Durante a CES 2025, em janeiro, o presidente do conselho da Toyota, Akio Toyoda, afirmou que a Nissan nunca procurou a Toyota para uma fusão. Segundo ele, mesmo que tivesse acontecido, a criação de uma super empresa provavelmente infringiria leis antitruste. Agora, no entanto, surgem informações de que a própria Toyota teria procurado a Nissan após o fim das negociações com a Honda.

Segundo o jornal japonês Mainichi Shimbun, citado pela Automotive News, um executivo da Toyota teria iniciado uma conversa com a Nissan sobre uma possível parceria. A Nissan preferiu não comentar o assunto, enquanto a Toyota disse que está avaliando o conteúdo da reportagem antes de emitir uma declaração oficial.

A Toyota, a maior montadora do mundo pelo quinto ano consecutivo, já possui ações em várias montadoras japonesas. Ela possui 20% da Subaru, uma participação de 5,1% na Mazda, 4,9% da Suzuki e 5,9% da Isuzu. Só podemos imaginar como teria sido complicado se a Toyota e a Nissan tivessem trocado suas ações.

Do Motor1