Trabalhadores na Stripsteel aprovam acordo de PLR e renovação do banco de horas

Em assembleia realizada ontem na Stripsteel, em São Bernardo, os trabalhadores e trabalhadoras aprovaram a renovação do banco de horas e o acordo de PLR (Participação nos Lucros e Resultados), negociados entre o Sindicato e a direção da fábrica.
O coordenador de área, Marcelo Pereira dos Santos, explicou que a PLR teve um avanço significativo em relação ao valor do ano passado. “Isso só foi possível porque os trabalhadores estavam todos mobilizados, e a produção, na verdade, está em alta. Então, isso facilitou que conseguíssemos, além da reposição da inflação, um aumento real. Isso foi muito gratificante para os trabalhadores”.
Ainda segundo Pereira, houve ganho também no vale-alimentação e a antecipação do pagamento da PLR. Com essa negociação, a primeira parcela será paga no mês que vem, e a segunda, em março de 2026.

Sobre a renovação do banco de horas por mais um ano, Pereira lembrou que era uma reivindicação dos trabalhadores. “Os trabalhadores reivindicavam que deveria haver um teto, para que, ao atingi-lo, as horas fossem pagas como horas extras. Conseguimos avançar também nessa questão. A mobilização dos trabalhadores e a alta na produção facilitaram para que pudéssemos chegar a esses resultados”.
Campanha Salarial e Sindicalização
Pereira reforçou que foram iniciadas as articulações para a Campanha Salarial 2025 na Plenária Estatutária da FEM-CUT/SP (Federação Estadual dos Metalúrgicos) e lembrou que todos devem se manter informados. “É fundamental que os trabalhadores acompanhem as edições da Tribuna Metalúrgica para acompanhar os próximos passos da nossa Campanha Salarial”.
Durante a assembleia também foi destacada a importância da sindicalização na base. Associe-se: Informações pelos telefones 4128-4200 na Sede, em São Bernardo; 4061-1040, na Regional Diadema; e 4823-6898, na Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra; ou acesse smabc.org.br/sindicalize-se.