Chinesa GAC abre 33 concessionárias e lança cinco carros no Brasil; veja fotos
A GAC tem um desafio que vai além da conquista do mercado brasileiro: fazer com que o público pronuncie o nome da marca chinesa como gê-a-cê, e não como gá-que. Talvez seja mais fácil ir bem nas vendas. A montadora estreou com uma estratégia ousada. De uma só vez, abriu 33 concessionárias, além de ter 50 pontos de demonstração espalhados por shoppings do país. Cinco carros estão sendo lançados ao mesmo tempo, sendo quatro 100% elétricos e um híbrido.
A predominância de modelos apenas a bateria neste primeiro momento traz dúvidas sobre o potencial de vendas, já que o mercado tem mostrado preferência pelas opções que conciliam eletricidade e combustão. Mas a empresa parece entender bem os diferentes cenários nacionais, incluindo o político.
“Há alguns dias o presidente Lula foi à China, e isso garantiu o enraizamento da nossa empresa no Brasil”, disse Feng Xingya, chairman da empresa, durante o evento de apresentação dos modelos da GAC, realizado em São Paulo na última sexta (23). “O Brasil é o sexto maior mercado do mundo, é maduro, e aproveitamos a oportunidade gerada pelo programa Mover”, afirmou ainda o executivo, em referência ao regime automotivo que oferece incentivos para a produção local.
A GAC planeja produzir no país. No encontro com Lula, realizado no dia 12, o CEO da montadora chinesa, Wei Haigang, confirmou um investimento de US$ 1,3 bilhão (R$ 7,39 bilhões) para produzir carros elétricos e híbridos em Goiás e erguer um centro de pesquisa e desenvolvimento no Nordeste. Por enquanto, as novidades são os carros importados. A montadora espera vender 37 mil carros desde o lançamento até o fim de 2026.
Da Folha de São Paulo