Ambição é ser líder “em modelo ou até em marca”, diz CEO da VW sobre Tera

Ainda fazendo suspense sobre a chegada dos primeiros híbridos, executivo deixou claro que toda a linha terá versões do gênero futuramente

Ao encerrar a cerimônia de lançamento do Tera na Oca, no Parque do Ibirapuera, o CEO e presidente da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, disse que a grande missão do novo SUV da marca é ser líder de vendas no mercado brasileiro. Em sua apresentação no final da manhã de domingo, 25, deixou claro que a meta é repetir o sucesso de ícones como o Fusca e Gol, que tiveram, respectivamente, mais de 3 milhões de 7 milhões de unidades vendidas no mercado brasileiro, conforme ilustração mostrada no palco do evento.

Períodos em que a marca não só tinha o modelo mais emplacado no País, como também chegou a liderar como marca em vários momentos. Questionado sobre a possiblidade de voltar a ocupar o topo o ranking de marcas a partir do início de vendas do Tera no próximo mês, Possobom respondeu: “Ambição é ambição, temos sim essa ambição (a de voltar à liberança)”.

Sem revelar índices, informou que com o novo SUV produzido em Taubaté, no interior paulista, a Volkswagen quer ficar cada vez mais próxima da líder Fiat, crescendo acima da média do setor – estimada em 5% em 2025. Deixou claro, assim, que o veículo considerado como o principal lançamento da marca na década vem para somar. Admitiu que o Polo poderá ter vendas afetadas, mas nada que impeça um crescimento mais substancial da marca.

A chegada dos primeiros Volkswagen híbridos flex no mercado brasileiro ainda não tem data revelada, embora seja de conhecimento público o desenvolvimento da tecnologia no centro de P&D na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A montadora mantém suspense sobre tais lançamentos, mas ao ser questionado sobre a incorporação da tecnologia no novo SUV compacto da marca Possobom foi taxativo em dizer que toda a linha vai ter híbrido no futuro.

Do AutoIndústria