Montadoras de veículos elétricos da China se voltam contra BYD em escalada de guerra de preços
A concorrência feroz entre os principais fabricantes de veículos elétricos da China se intensificou, com uma disputa de longa data entre BYD e Great Wall Motor (GWM) aumentando depois que a Geely se juntou para criticar os cortes agressivos de preços da BYD. A disputa remonta a 2023, quando a Great Wall Motor denunciou a BYD aos órgãos reguladores chineses, alegando que seus dois modelos híbridos mais vendidos não atendiam a padrões de emissões de poluentes.
A questão ressurgiu no mês passado, quando o presidente da GWM, Wei Jianjun, expressou preocupações sobre a guerra de preços em curso e confirmou que a investigação regulatória ainda estava ativa. A BYD chamou os comentários sobre a saúde financeira do setor de “alarmistas”, mas não comentou sobre a questão das emissões. Na época, a BYD rejeitou a alegação e disse que seus veículos atendiam aos padrões de emissão da China.
No sábado, o vice-presidente da Geely, Victor Yang, apoiou publicamente as alegações da GWM em uma conferência automotiva em Chongqing, afirmando que a Geely havia realizado seus próprios testes de emissões e que chegou às mesmas conclusões. O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT), um dos órgãos reguladores envolvidos na investigação de emissões, não se manifestou.
A briga crescente ocorre em um momento em que o mercado de veículos elétricos da China enfrenta intensa concorrência, já que os recentes incentivos de preço da BYD, que reduziram o preço inicial de seu modelo mais barato para 55.800 iuanes (US$ 7.771,05), desencadearam uma venda mais ampla de ações de automóveis. Depois disso, o MIIT pediu para o setor interromper a guerra de preços e convocou as montadoras para uma reunião na semana passada, segundo duas fontes familiarizadas com o assunto. Os revendedores também pediram às montadoras que parassem de despejar estoques sobre eles.
Da Folha de São Paulo