BYD e Honda: as marcas de maior crescimento em 2025
Em contrapartida, GM e Nissan venderam 13% e 15% menos até maio
Após os cinco primeiros meses de 2025, BYD e Honda são as marcas de maior crescimento no mercado interno dentre as 21 mais negociadas no Brasil. Enquanto a marca chinesa cresceu 45% no período, para 39,5 mil unidades, a japonesa vendeu 35% a mais e chegou a 41,5 mil licenciamentos, segundo a Fenabrave.
Esses índices equivalem a aproximadamente seis e oito vezes, respectivamente, a média de crescimento de 6,2% do mercado. O avanço da BYD, seja pela base de comparação ou pela profusão de lançamentos no último ano, surpreende menos. Já o desempenho da Honda, pelo portifólio de produtos menor ou menos novidades apresentadas desde 2023, chama mais a atenção.
Boa parcela do crescimento da marca japonesa se deve ao HR-V, lançado em 2022 e que concluiu os primeiros cinco meses deste ano como o segundo utilitário esportivo mais vendido do País, com 25,8 mil unidades negociadas, 47% a mais do que em igual período do ano passado. Tomadas apenas as dez empresas que mais venderam até maio, além de BYD e Honda, somente Fiat (9,5%), Volkswagen (8%) e Renault (10%) cresceram acima da média do mercado.
A Jeep acompanhou o mercado e outras quatro ficaram bem abaixo, naturalmente perdendo participações. A Hyundai avançou só 3%, a Toyota permaneceu com as vendas estagnadas, enquanto General Motors e Nissan aparecem como as marcas que mais perderam clientes no acumulado de janeiro maio: 13% e 15% respectivamente.
Do AutoIndústria